Histórico

  1. 1960

    Em 1966, em uma sala de aula de Belo Horizonte, MG, cinco jovens amigos ousaram montar um empreendimento na área de educação: o curso pré-vestibular Pitágoras. Dois meses depois, 33 dos 35 alunos do curso Pitágoras foram aprovados. Em dois anos de existência, em novas instalações, o número de alunos já era de 600 jovens distribuídos em 13 turmas e três turnos. Nascia então, o que é hoje um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

  2. 1970

    Em 1972, o sonho dos fundadores se amplia e se concretiza com o primeiro Colégio Pitágoras, para alunos do 1º e 2º graus. Já eram 5 mil jovens entre 11 e 18 anos a cargo dos professores do Pitágoras. Desde a década de 70, o método de ensino Pitágoras acompanhava as necessidades do aluno, em cada etapa de sua vida escolar. Em 1974, ocorreu mais um passo em direção ao crescimento da Instituição com o início das operações da maior unidade do Grupo Pitágoras no Ensino Básico, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim.

  3. 1980

    Visando driblar os efeitos da crise econômica, empresas nacionais de grande e médio porte iniciavam um processo de migração geográfica. Foi em meio a esse clima que surgiu a oportunidade de desenvolver um trabalho de vanguarda no setor educacional. Juntamente com uma tradicional construtora, que preparava-se para iniciar 2 imensas obras de infraestrutura no Iraque e outra na Mauritânia, o Pitágoras dirigiu unidades escolares que possuiam mais de mil alunos brasileiros que se encontravam naqueles países.

  4. 1990

    No início dos anos 90, a busca por um modelo diferenciado para expansão do Ensino Básico, levou a criação da Rede Pitágoras, um conjunto de escolas comprometidas como aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços prestados. Em menos de 1 ano, a rede já contava com 106 escolas associadas, sempre primando pela produtividade, replicabilidade e escalabilidade. Em 1999, surge a Fundação Pitágoras para viabilizar projetos educacionais em instituições públicas e privadas, como parte de um projeto para perenizar a organização.

  5. 2000

    No início dos anos 2000 e com a mudança do marco regulatório do setor de educação, surge a primeira Faculdade Pitágoras, com novo sistema de ensino e uma metodologia exclusiva criada em parceria com uma das maiores companhias de educação do mundo – a Apollo International, com sede no Estado do Arizona, nos Estados Unidos da América. Tal parceria durou até 2005 quando a Apollo International decidiu vender sua participação aos fundadores.

    O ano de 2007 ficou marcado pela abertura de capital do Pitágoras na BM&FBovespa, com o nome Kroton Educacional (KROT11), possibilitando a consolidação de uma fase de grande expansão e desenvolvimento da Companhia.Já em 2009, a Kroton recebeu um novo aporte financeiro de um dos maiores fundos de private equity do mundo, a Advent International, que a partir de então compartilharia o controle da Companhia com os sócios fundadores.

  6. 2010

    Em 2010, a Kroton efetuou a maior aquisição do setor de educação superior do Brasil ao comprar a IUNI Educacional, instituição que oferece programas de graduação e pós-graduação sob as marcas UNIC, UNIME e FAMA.

  7. 2011

    Em julho a Kroton Educacional adquire a Faculdade Atenas Maranhense (São Luís e Imperatriz – MA) e Faculdade União (Ponta Grossa – PR). Em novembro, realiza uma nova aquisição a FAIS – Faculdade do Sorriso. Em dezembro realiza a maior aquisição da história da educação, a UNOPAR e torna-se líder no setor de educação a distância do Brasil.

  8. 2012

    Em abril Kroton Educacional adquire o Centro Universário Cândido Rondon (Unirondon). Em maio, realiza a aquisição da Uniasselvi, fortalecendo sua liderança na Educação a Distância.

  9. 2013

    Expansão de 40 novos Polos de Graduação a Distancia da Unopar. Anunciado acordo de associação entre a Kroton e a Anhaguera, para formar a maior empresa de educação do mundo.

  10. 2014

    Aprovação da fusão com a Anhanguera, tornando a Kroton a maior empresa educacional do mundo em termos de valor de mercado e alunos.Desenvolvimento do novo modelo acadêmico, Kroton Learning System 2.0, trazendo mais tecnologia e inovação.Lançamento do piloto do nosso canal de empregabilidade, o canal Conecta.

  11. 2015

    Lançamento de nosso produto de parcelamento próprio, o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), demonstrando a agilidade, pioneirismo, foco em inovação e poder de execução da Kroton.Aquisição da empresa Studiare, essencial para o projeto de adaptive learning na companhia.

  12. 2017

    Lançamento de 5 novas greenfields e inauguração de 200 novos polos, elevando nosso total de pólos para 1.110.Início do processo de Transformação Digital da Kroton após reavaliação do planejamento estratégico da companhia

  13. 2018

    Criação da Saber, holding de Educação Básica.Anunciada a associação entre Kroton e Somos. A Somos Educação, atua no mercado de educação básica com escolas próprias, cursos pré-vestibulares e idiomas, além de sistemas de ensino e livros. É dona das editoras Ática, Scipione e Saraiva, do Anglo, da escola de inglês Red Ballon, entre outros negócios.

  14. 2018

    Aceleração do processo de Transformação Digital com a inauguração da parceria com o Cubo Itaú, visando criar espaço de inovação aberta, empreendedorismo e desenvolvimento de novos formatos educacionais junto à edtechs.

    Ainda dentro do objetivo de Transformação Digital, foi feita uma mudança de cultura interna com a implementação da metodologia ágil. Foram formados 53 times agéis, com mais de 600 colaboradores, garantindo entregas mais rápidas e flexíveis para melhorar a vida dos nossos alunos e simplificar processos administrativos e acadêmicos.

  15. 2019

    Seguindo a reinvenção iniciada a dois anos atrás com a Transformação Digital da companhia, é anunciada nova estrutura de negócios e reconfiguração de marcas. Como marca mãe e nova holding do grupo surge a Cogna, empresa responsável por gerir e tomar as decisões comuns ao grupo e que tem como líder, Rodrigo Galindo.

    Para atender o mercado de Ensino Superior o grupo passa a contar com duas marcas. A Kroton agora centraliza toda a atuação do grupo junto ao segmento B2C com o Roberto Valério como presidente. Já a segunda, batizada de Platos, tem como foco o mercado B2B, sob a liderança de Paulo de Tarso.

    Para atender o segmento de Educação Básica, mercado em que a companhia passou a atuar mais após a aquisição da Somos, o grupo fortaleceu a Saber e criou uma nova marca. A Saber, dirigida por Mario Ghio, tem como foco o mercado B2B e abriga a marca Somos sob o seu guarda-chuva. A nova marca de ensino básico, a Vasta, tem o Paulo Serino como CEO e como foco de atuação o segmento B2C.

Última Atualização em 4 de janeiro de 2022

Voltar Topo